segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ADPK TE DESEJA UM FELIZ NATAL. E FELIZ 2011.



FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO  NOVO PARA VOCÊ E SUA FAMILIA.SÃO VOTOS DA ADPK.

RESULTADO FINAL DA II COPA DIVINOPOLITANA DE KART 2010

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

REGULAMENTO 2010


II COPA DIVINOPOLITANA DE KART.
REGULAMENTO DA COPA ADPK, 2º BIMESTRE.
JULHO a DEZEMBRO DE 2010.
DIRETOR DE PROVA.
COMISSÃO DESPORTIVA. ELTONEY 4T, RONEY 2T
AUXILIARES. 3 A 4
CAPÍTULO ÚNICO

Art. 1º - DA ORGANIZAÇÃO.
O Presente Regulamento tem por Objetivo a Organização e Realização da II COPA DIVINOPOLITANA DE KART de 2010, através da (ASSOCIÇÃO DIVINOPOLITANA DE PILOTOS DE KART) ADPK tendo como finalidade à competitividade, o lazer, a diversão e amizade entre todos os participantes, A COPA SEGUE OS PADRÕES E NORMAS ESTABELECIDAS NA LEI FEDERAL DE 24 DE MARÇO DE 1998, LEI 9615, COMO PRÁTICA ESPORTIVA NÃO-FORMAL (AMADOR) NOS SEGUINTES TERMOS DA LEI 9615 CAPÍTOLO I,II E SEUS §. ART.16º.

§ 1º - Local: Em torno do Mercado Distrital. R. Inácio Gomes s/n (final da rua Pitangui)

§ 2º - SERÃO REALIZADAS 6 ETAPAS NO 1º DIA TREINOS LIVRES 2ºDIA TREINOS LIVRE , TOMADA DE TEMPO PARA TODAS AS CATEGORIAS, (as duas primeiras) E CORRIDA.
Qualquer alteração deste regulamento, somente poderá ser feita através da diretoria técnica da ADPK.

Art. 2º - DOS PILOTOS:
Qualquer piloto poderá participar das provas, sem exigência de filiação a qualquer federação ou liga, desde que previamente qualificado pela direção.

§ 1º - Obrigações - É dever e obrigação dos pilotos, dos mecânicos, familiares e amigos, seguir as normas do presente regulamento, zelar pela segurança e respeitar a todos os competidores e pessoas presentes no LOCAL DO EVENTO. Atitudes que desrespeitem o citado acima serão punidas, conforme artigo 14º.

§ 2º - Equipamentos - Será obrigatório o uso de capacete de proteção fechado com viseira, aprovado pelo INMETRO, macacão ou agasalho de manga comprida, luvas e sapatilha ou tênis, (TENDA PARA O BOX). Pilotos com barba e ou cabelos compridos deverão obrigatoriamente usar bala-clava. A indumentária completa deverá ser usada pelo piloto, obrigatoriamente, em quaisquer situações nas quais ele esteja conduzindo o kart com o motor em funcionamento.

§ 3º - Em nenhuma circunstância o piloto deverá ceder seu kart para terceiros ou mecânicos, durante treinos livres, tomada de tempo ou baterias, estando sujeito a penalidades, de acordo com artigo 14º. Somente após as respectivas atividades, fica liberado.

§ 4º - Participação - Somente poderão participar dos treinos oficiais, tomadas de tempo e baterias, os pilotos devidamente inscritos, conforme estabelecido no artigo 4º. A participação de pilotos visitantes ficará sujeita à aprovação da direção de prova e diretoria técnica. Para a corrida de rua, as inscrições estarão sendo realizadas com 30 dias de antecipação.

§ 5º - Uso do Box - A entrada na área dos boxes somente poderá ser feita através da zona de desaceleração, devendo o piloto levantar o braço sinalizando a sua intenção e assegurando-se de que poderá fazê-lo sem risco para si e para os outros concorrentes. Todo o percurso compreendido entre a entrada e a saída da pista de rolamento dos boxes, deverá ser percorrido obrigatoriamente em velocidade moderada, a fim de preservar a segurança de todos. Em nenhuma hipótese a pista de rolamento dos boxes poderá ser utilizada em sentido contrário. Os mecânicos, auxiliares, chefes de equipe, etc., somente poderão permanecer na área dos boxes, usando calçado fechado.

§ 6º - Atitudes que desrespeitem o citado acima serão punidas, conforme o artigo 14º.

§ 7º - Ultrapassagens - A disputa de posições deverá ser feita levando-se em consideração o melhor posicionamento para o retorno ao traçado normal. Karts com mais de meio "corpo" de vantagem sobre o ultrapassado tem preferência para entrar em curvas.
Toque no para-choques traseiro durante tomadas de curva são anti-esportivos e os pilotos que assim procederem poderão ser advertidos pelo Diretor de Prova.

Art. 3º - DAS CATEGORIAS:
Serão duas as categorias estabelecidas para o campeonato:
Categoria motores 2T - V4, PARILLA, SCHIFFER, RIOMAR PCR, RD, FIREBALL, ETC.
Categoria motores 4T - HONDA, BRANCO, FORTEX, LEVO DO BRASIL, BRIGGS, TOYAMA, ETC,
Categoria kadette 4T- HONDA, BRANCO, FORTEX, TOYAMA, BRIGGS, ETC.
§ 1º - A critério da diretoria poderão ser criadas novas categorias ou subdividir as já existentes, por critérios de peso, idade, especificações de equipamento, desde que apresentem um número mínimo de seis (06) participantes inscritos antecipadamente, sete dias antes de cada etapa. (confirmação pelo e-mail associacaodpkart@ig.com.br)

§ 2º - Não haverá limitação de ano e fabricante para chassis e motores, desde que os mesmos estejam dentro das especificações de suas categorias.

§ 3º - Os pneus serão de livre procedência e não haverá limitação para o tipo de composto (verde, amarelo, laranja, azul ou vermelho).

§ 4º - A preparação dos motores será livre, desde que em conformidade com as categorias estabelecidas no presente regulamento.

§ 5º - Os carburadores serão de livre procedência, com preparação livre.

§ 6º - O sistema de ignição será de livre procedência, sem limitações quanto ao fabricante e o modelo utilizado.

§ 7º - O combustível poderá ser etanol, metanol ou qualquer mistura entre os mesmos.

§ 8º - O peso mínimo estabelecido (kart + piloto devidamente paramentado) é de 175kg, para a categoria 2T e 4T. OBRIGATÓRIO (CARATÉR DESCLASSIFICATÓRIO)

Art. 4o - DAS INSCRIÇÕES.

§ 1º - Somente poderão participar dos treinos livres, oficiais, tomadas de tempo e corrida, os pilotos que já efetuarão sua inscrição com as devidas, taxas pagas. Com o termo de responsabilidade e acordo de implicação de risco, assinado.
Taxa para inscrição serão cobrada 30dd do início do evento. mais informações por email.associacaodpkart@ig.com.br ou tel. (37) 9102-3184 ELTONEY.

§ 2º - Se por qualquer motivo o piloto desistir de participar da prova, não haverá devolução dos valores já pagos.

Art. 5º - DAS PROVAS:
As provas serão realizadas conforme calendário estabelecido pela direção. Qualquer alteração deverá obedecer ao estabelecido no Art. 1º - § 2º.

§ 1º - As provas serão realizadas obedecendo aos seguintes horários:
NO 1º DIA SÁBADO.
ABERTURA DA PISTA ÀS 15:00HS PARA TREINOS LIVRES.(podendo ter alteração no horário para liberação da pista adiantar ou aprazar.) ENCERRAMENTO ÀS 18:00HS.
NO 2º DIA DOMINGO
Abertura da pista para os treinos livres oficiais: 08h00min
Término dos treinos livres e fechamento da pista: 10h 30min.
Início das sessões de warm up e tomadas de tempo classificatórias. 10h 45min.
(WARM UP 3 VOLTAS)
Para todas as baterias. MOTORES 2 TEMPOS e MOTORES 4 TEMPOS

§ 2º - Treinos oficiais de warm up e tomadas de tempo classificatórias:
1º Categoria MOTORES 2 TEMPOS.
2º Categoria MOTORES 4 TEMPOS.
3º Categoria Kadette.
4º Categoria Mista.

§ 3º - A critério da direção de prova, os intervalos de tempo entre as atividades de pista poderão ser alterados.

§ 4º - Para toda e qualquer mudança nos horários, a direção de prova deverá comunicar aos pilotos antecipadamente.

§ 5º - Cada bateria terá 30 voltas (trinta voltas)

§ 6º - Serão ao menos 3 (Três) voltas de apresentação e aquecimento de pneus, warm up obedecendo o circuito indicado pela direção de prova.

Art. 6o - DA TOMADA DE TEMPO CLASSIFICATÓRIA:
Todos os pilotos inscritos deverão se apresentar com seu equipamento, nos horários determinados pelo regulamento.

§ 1º - Se a cronometragem for realizada com sensores, os pilotos inscritos serão divididos em grupos e/ou categorias conforme os horários estabelecidos no Art. 5º, parágrafos 1º e 2º.

§ 2º - Se a cronometragem for realizada manualmente, os pilotos serão divididos em grupos conforme a categoria. A ordem de saída dos pilotos será definida por ordem de inscrição. Cada piloto poderá efetuar duas voltas completas pelo circuito, devidamente cronometradas, Será considerada para a classificação, a melhor volta (menor tempo), não sendo obrigatória a segunda volta.

§ 3º - Excepcionalmente, a critério da direção de prova, poderá ser realizado sorteio para definição do grid de largada para as baterias de cada categoria.

§ 4º - O piloto que não se apresentar para a tomada de tempo no momento determinado pela direção de prova, ou se durante a mesma, por avaria mecânica ou qualquer outro motivo, não puder concluí-la, perderá o direito de fazer nova tentativa devendo largar na última posição, perdendo o direito à inversão do grid para a 3 bateria. Caso a tomada de tempo seja cronometrada por sensores, ele terá o total do tempo previsto, a partir do início do treino para que consiga completar ao menos uma volta, não sendo permitida a compensação do tempo perdido.

§ 5º - Em caso de empate no melhor tempo será considerado o segundo melhor tempo e assim sucessivamente, se a cronometragem for realizada por sensores. Se a tomada de tempo for realizada manualmente e ocorrer empate no melhor tempo, será considerada a segunda melhor volta. Se ainda assim persistir o empate, largará na frente o piloto que primeiro tiver feito a tomada de tempo.

§ 6º - Em caso do piloto sair para tomada de tempo ou baterias, e seu kart quebrar na pista, o mesmo não poderá ser recolhido aos boxes até o término da sessão(e expressamente proibido reparo do kart na pista de rolamento).

§ 7º - Serão classificados por tempo os pilotos que completarem ao menos 2 (DUAS) volta cronometrada. Os pilotos que não obtiverem ao menos 1 (uma) volta cronometrada ou não participarem da tomada de tempo, deverão largar obrigatoriamente na última posição, assim por diante perdendo o direito à inversão do grid. Tendo mais de um piloto sem classificação por tempo, a ordem de formação entre eles será determinada por ordem de inscrição.

§ 8º - Tendo saído para a tomada de tempo, o piloto não poderá retornar aos boxes, devendo obrigatoriamente parar no parque fechado para pesagem do seu kart, e lá permanecer até o término da sessão.

§ 9º - O piloto que não atingir o peso mínimo estabelecido para a categoria, perderá automaticamente a posição, largando obrigatoriamente na última posição nas duas baterias, não prevalecendo sobre os pilotos sem classificação por tempo ou que não tenham participado da tomada de tempo.

§ 10º - No parque fechado deverão permanecer somente pessoas autorizadas e devidamente credenciadas. ( se houver espaço)

§ 11º - Após a pesagem os pilotos deverão obrigatoriamente voltar aos boxes e em velocidade moderada. Sob as penalidades do artigo 14º.

§ 12º - Em caso de haver mais de um piloto punido, a ordem de largada entre eles será determinada pela ordem de inscrição.

Art. 7o – DO FINAL DAS ATIVIDADES DE PISTA:
Após o encerramento de treinos, tomada de tempo e baterias, serão aplicadas penalidades, a critério da direção de prova, aos pilotos que insistirem em dar uma volta ou mais na pista, de acordo com art. 14º.

Art. 8o - DA FORMAÇÃO DO GRID DE LARGADA:

§ 1º - 1ª BATERIA: O grid de largada será determinado pelo resultado da tomada de tempo de todos os concorrentes da categoria, O alinhamento será de dois karts, lado a lado, para cada fila.

§ 2º - Se forem agrupadas duas ou mais categorias, a formação do grid de largada será de acordo com a tomada de tempo, separando-se as categorias no grid, obedecidos os melhores tempos. Em caso de sorteio será pela ordem do mesmo.

§ 3º - Quando agrupadas duas ou mais categorias, os karts de categorias inferiores, poderão, a critério da direção de prova, receber a sinalização com a bandeira azul, para deixar o concorrente da categoria superior ultrapassa-lo, a fim de preservar as disputas reais de posições entre pilotos de uma mesma categoria.

§ 4º - Será proibida qualquer manutenção no kart após alinhamento no grid de largada. O kart deverá ser retirado do grid procedendo-se a largada. Caso o problema seja resolvido durante as voltas de apresentação ou após a largada, o piloto poderá adentrar na pista e participar da prova, mediante autorização da direção de prova.

Art. 9o - DA LARGADA DA PROVA:
Briefing: Será obrigatório o comparecimento de todos os pilotos. O piloto que não comparecer, sem justificativa plausível, largará em último lugar nas duas baterias.
Na largada, os karts serão dispostos conforme determinação da direção de prova, para a largada lançada.

§ 1º - A largada poderá ser por sinal luminoso ou por bandeira.

§ 2º - O piloto que por qualquer motivo, não puder largar em sua posição, ou por falha mecânica se atrasar, deverá levantar o braço, deixando todo o pelotão ultrapassá-lo, permanecendo no fim do mesmo até a largada ou dirigir-se aos boxes para sanar o problema e de lá largar quando a direção de prova autorizar, sempre após a passagem do último kart do pelotão. Se o diretor de prova suspender a largada e determinar novo alinhamento, poderá, a seu critério, determinar que o piloto em questão perca a sua a posição no grid ou não.

§ 3º - No caso de demora na largada de um ou mais karts para a volta de apresentação (dificuldade para funcionar o motor ou para empurrar), o diretor de prova deverá aguardar para dar a largada, o correto posicionamento do(s) piloto(s) em questão em sua posição de origem, até o final da primeira volta, sendo que, completada a primeira volta o(s) mesmo(s) deverá largar no final do pelotão. A direção poderá, a seu critério, abortar o procedimento de largada para a correta formação do grid, determinando novo alinhamento.

§ 4º - Será exigido para a largada, que todo o pelotão, liderado pelo pole position, faça o percurso completo da volta de apresentação até o instante da largada em marcha reduzida, e devidamente alinhado. A responsabilidade pela velocidade de condução do pelotão será do pole position, sendo ele, e o segundo colocado, os responsáveis pela formação do grid.

Art. 10º – DO ACESSO À PISTA:
Será proibida a permanência na pista, de qualquer pessoa que não estiver autorizada para tal. Deverão permanecer nos boxes ou em local determinado pela direção de prova, todos os demais, inclusive familiares, auxiliares, mecânicos, chefes de equipe e as demais autoridades, devidamente credenciadas.

Parágrafo único:
Somente poderão ter acesso à pista, as ambulâncias e os veículos de serviço. Os veículos mencionados somente poderão adentrar a pista após autorização expressa da direção de prova. Todos os veículos de particulares somente adentrarão a pista para descarregar os karts e equipamentos, até o horário do término das inscrições, devendo então retirar os veículos da área da pista em seguida, sob pena de multa no valor correspondente a duas vezes a taxa de pista.

Art. 11o – DA CLASSIFICAÇÃO:
Para pontuação o concorrente deverá obrigatoriamente ter completado pelo menos 75% das voltas realizadas pelo vencedor da bateria (observando o arredondamento das decimais para menos).

§ 1º - A apresentação da bandeira quadriculada preta e branca determinará o término da bateria ou prova.

§ 2º - Caso a bateria ou prova seja interrompida pela direção de prova, valerá a ordem de classificação de uma volta antes da apresentação da bandeira vermelha, que será mostrada pelo diretor de prova na linha de chegada. Caso a bateria ou prova seja interrompida, os pilotos deverão se encaminhar ao local indicado pela direção de prova, sempre em velocidade moderada, a fim de preservar a segurança de todos. Atitudes que desrespeitem o citado acima estarão sujeitas às penalidades de acordo com o artigo 14°.

§ 3º - Caso a bateria ou prova seja interrompida antes de completada a segunda volta, será considerada anulada devendo haver novo alinhamento e nova largada. Os pilotos que eventualmente tiverem ficado fora da prova, poderão voltar sem qualquer ônus.

§ 4º - Caso a bateria ou prova seja interrompida entre a terceira volta e os seus dois terços (75%), poderá ser encerrada, a critério da direção de prova, valendo para a classificação apenas a metade da pontuação a qual os pilotos teriam direito.

§ 5º - Se a bateria ou prova for interrompida e considerada encerrada depois de completados dois terços pelo primeiro colocado valerão os pontos em sua totalidade.
§ 6º - Sempre que a prova for interrompida, poderá, a critério da direção de prova, ser reiniciada de onde parou, respeitando o citado ao parágrafo segundo, linha um, dois e três deste artigo.

Art. 12º - DA PONTUAÇÃO:
A pontuação das provas do campeonato será da seguinte forma:
Os pontos conquistados pelo piloto, em cada uma das baterias serão contabilizados na pontuação da prova e depois de totalizados serão somados para o campeonato somente os pontos referentes à classificação final da etapa de acordo com a lista que segue abaixo.

§ 1º - A pontuação pela ordem de classificação por bateria e para o campeonato será a seguinte:
1º COLOCADO 15 PONTOS 6º COLOCADO 02 PONTOS
2º COLOCADO 09 PONTOS 7º COLOCADO 01 PONTO
3º COLOCADO 07 PONTOS 8º COLOCADO 01 PONTO
4º COLOCADO 05 PONTOS 9º COLOCADO 01 PONTO
5º COLOCADO 03 PONTOS 10º COLOCADO 01PONTO
Terão direito, a pontuação extra: O POLE 2 PTOS.

§ 2º - SÓ VALERÁ A 1º e 2º BATERIAS, PARA A PONTUAÇÃO DO CAMPEONATO.
O piloto que estabelecer a pole position na tomada de tempo de sua categoria, obedecendo aos critérios de desempate, já descritos anteriormente nesse regulamento - 01 ponto.
Os pontos extras serão somados a pontuação geral do campeonato e não serão subtraídos no caso do descarte da etapa em que os pontos foram conquistados.

§ 3º – Será considerado vencedor da etapa (1ª e 2ª baterias) de cada categoria o piloto que somar o maior número de pontos na soma das duas baterias. Em caso de empate em pontos, será considerada a ordem da tomada de tempo. Em caso de sorteio será considerada a ordem do mesmo.

§ 4º - Nos casos em que forem agrupadas duas ou mais categorias, conforme estabelecido no Art. 8º, §3º, o piloto que estiver inscrito em mais de uma categoria deverá ter seu kart configurado em acordo com a categoria inferior. A pontuação obtida pelo piloto será computada para as categorias que o(s) piloto(s) estiver devidamente inscrito(s) e aprovado(s) pela direção.

§ 5º - Para pontuação final do campeonato, serão considerados somente os 05 melhores resultados, devendo obrigatoriamente haver 01 descarte. Para fins de descarte serão considerados:
(A) - Prova que o piloto não participar (zero ponto).
(B) - O pior resultado caso o piloto participe das 06 provas.
(C) - Não poderá ser computada como descarte, a prova que o piloto for desclassificado ou punido de qualquer forma pela direção de prova.
(D) - Para poder usar o descarte o piloto deverá obrigatoriamente pagar a taxa de inscrição referente à prova que deseja descartar, na primeira prova subseqüente que o piloto for participar. No caso de descarte da última etapa, o piloto ou seu representante deverá pagar a taxa de inscrição até o horário determinado no Art. 4º desse regulamento, como se fosse participar da prova.
§ 6º – Será considerado campeão geral de cada categoria o piloto que somar maior número de pontos ao final do campeonato. Em caso de empate será considerado o maior número de vitórias, persistindo o empate, o maior número de segundos lugares, terceiros lugares e assim sucessivamente até ocorrer o desempate.

Art. 13o – DA PREMIAÇÃO:
Deverão ser premiados os pilotos classificados do 1º ao 3º colocados das 1º e 2º baterias e as demais baterias serão do 1º ao 5º colocados (mista) das categorias em disputa na prova, com troféus ou taças condizentes. Quaisquer premiações suplementares ficarão a critério da diretoria.

§ 1º - É obrigatória a presença do piloto no pódio para receber a premiação, o qual deverá estar devidamente trajado com macacão fechado. Caso isso não aconteça, o mesmo será automaticamente desclassificado, ficando o piloto classificado imediatamente após com a sua colocação e pontuação e assim sucessivamente. Esta desclassificação não poderá ser utilizada como descarte.

§ 2º - A critério da direção de prova, poderá ser dispensada a presença do piloto ou o uso do macacão no pódio para receber a premiação.

Art. 14º - DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES:
As infrações ao presente regulamento serão punidas com as penalidades constantes no mesmo. Casos omissos a este regulamento serão analisados pela direção de prova em conjunto com diretoria técnica.

§ 1º - São passíveis de punição ao piloto ações anti-desportivas, atitudes de falta de respeito ou que coloquem em risco outros pilotos ou pessoas presentes ao kartódromo, cometidas por pilotos, mecânicos, familiares ou amigos. Cada reclamação deverá ser feita em até 10 minutos após o término das atividades de cada bateria, devendo obrigatoriamente a mesma ser feita por escrito, a qual será analisada pela direção, com decisão anunciada após o término da etapa, não cabendo recurso sobre a decisão.

§ 2º - As punições previstas são as seguintes:
Advertência verbal;
Advertência por escrito;
Drive-thru (Passagem pelo Box em velocidade moderada),
Stop and go (Passagem pelo Box e ficar 10sg parado),
Perda do direito à inversão do grid para a terceira / quarta bateria se houver. (mista)
Perda de uma ou mais posições no grid de largada, bateria(s) ou prova(s);
Perda de uma ou mais voltas rápidas na tomada de tempo;
Exclusão de tomada(s) de tempo, bateria(s) ou prova(s);
Suspensão por uma ou mais tomadas de tempo / baterias / provas.
§ 3º - As punições poderão ser, a critério da diretoria, serem aplicadas na etapa que foi cometido à infração ou na seguinte.

Art. 15º - DAS DATAS DAS COMPETIÇÕES:
O campeonato terá seis provas, com as datas seguindo o calendário abaixo:
Etapas Dia Sentido da Prova
1ª etapa – 17/18 de Julho de 2010 Anti-horário
2ª etapa – 14/15 de Agosto de 2010 Horário.
3ª etapa – 18/19 de Setembro de 2010 Anti-horário
4ª etapa – 16/17 de Outubro de 2010 Anti-horário
5ª etapa – 20/21 de Novembro de 2010 Horário.
6ª etapa – 11/12 de Dezembro de 2010 Horário.

Art. 16º - LEI 9615.

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
LEI Nº 9.615, DE 24 DE MARÇO DE 1998.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES INICIAIS
Art. 1o O desporto brasileiro abrange práticas formais e não-formais e obedece às normas gerais desta Lei, inspirado nos fundamentos constitucionais do Estado Democrático de Direito.
§ 2o A prática desportiva não-formal é caracterizada pela liberdade lúdica de seus praticantes.

CAPÍTULO II
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Art. 2o O desporto, como direito individual, tem como base os princípios:
I - da soberania, caracterizado pela supremacia nacional na organização da prática desportiva;
II - da autonomia, definido pela faculdade e liberdade de pessoas físicas e jurídicas organizarem-se para a prática desportiva;
V - do direito social, caracterizado pelo dever do Estado em fomentar as práticas desportivas formais e não-formais;
VI - da diferenciação, consubstanciado no tratamento específico dado ao desporto profissional e não-profissional;
IV - da liberdade, expresso pela livre prática do desporto, de acordo com a capacidade e interesse de cada um, associando-se ou não a entidade do setor;



Art. 17º BANDEIRAS.


Bandeiras
VERDE Largada. Também informa pista livre. Também pode ser indicada por sinal luminoso
AMARELA Atenção, perigo na pista. O piloto deve diminuir a velocidade no local onde a bandeira estiver sendo agitada. Pode ser usada em apenas um ponto da pista ou nela toda. As ultrapassagens ficam proibidas nos pontos onde a mesma estiver sendo usada. Também pode ser indicada por sinal luminoso
AZUL O piloto deve facilitar a ultrapassagem do adversário. Parada indica que os líderes ou pilotos melhores colocados estão se aproximando. Agitada significa que já se encontram em posição de ultrapassagem
VERMELHA Prova interrompida. Os pilotos devem diminuir a velocidade e parar no local onde houver um fiscal na pista ou no grid de largada. Também pode ser indicada por sinal luminoso.
BRANCA Última volta da prova
PRETA Usada com o número do kart indica que aquele piloto encontra-se desclassificado, devendo o mesmo se dirigir ao boxe para abandonar a prova.
ADVERTÊNCIA É a maneira da direção da prova informar que o piloto não está seguindo as regras. A mesma pode ser usada até duas vezes dentro da corrida para um mesmo piloto antes que a direção decida pelo “stop and go".
STOP AND GO Informa ao piloto que o mesmo deverá fazer uma parada obrigatória no boxe por ter excedido o número de advertências. Isso ocorre por manobras perigosas ou conduta anti-desportiva
FINAL DE PROVA Usada para determinar o encerramento da prova com a corrida em andamento ou o término da classificação. A corrida ou a classificação só será completada pelo piloto quando ultrapassá-la.


DIVINÓPOLIS, 01 DE JULHO DE 2010.

_____________________________________________________________
ASSOCIAÇÃO DIVINOPOLITANA DE PILOTOS DE KART. ADPK

quinta-feira, 11 de novembro de 2010